quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MILAGRE: PORTUGUESES CORTAM 40 % NAS PRENDAS DE NATAL...

As dificuldades financeiras e medidas de austeridade adoptadas pelo Governo levam os portugueses a reduzir o orçamento dedicado às festas natalícias - anuncia o «Diário Económico».
Os portugueses prevêem gastar em 2013, com as prendas de Natal, em média, 114 euros, menos 40% face a 2011. O estudo foi avançado hoje pelo Observador Cetelem e revela ainda que 50% da população portuguesa pretende gastar menos do que em 2012.
Sem surpresas, esta tendência de poupança é maior nas classes mais baixas, com 55% dos portugueses com intenções de reduzir despesas no Natal.
No entanto, e dado que o aumento do custo de vida - devido à subida dos impostos e preços de alguns serviços -  essas intenções são transversais a todas as classes. Também os mais ricos pretendem diminuir as despesas: 49% irão gastar menos e 41% irão gastar o mesmo.
Por faixa etária, são os portugueses entre os 55 e os 65 anos que pretendem gastar menos no Natal (58%). Entre os jovens, os números não são tão expressivos, mas, de qualquer modo, 39% esperam reduzir gastos.
«Os portugueses estão mais racionais na hora de consumir. O consumo exacerbado que se verificava até há poucos anos atrás, nesta altura do ano, actualmente já não faz sentido. Desde que a crise passou a fazer parte da consciência de todos que se ponderam mais todas as compras que se efectuam e existe uma maior gestão e controlo dos gastos» - afirma Diogo Lopes Pereira, um «génio» que é director de marketing do Cetelem.
Smartphones', electrodomésticos, telemóveis, 'tablets' e electrónica de consumo são os presentes mais desejados pelos portugueses, segundo o mesmo estudo. Mas, face a 2012, também aqui as intenções de compra diminuíram em quase todos os itens analisados.
A excepção são os 'smartphones', onde as tendências subiram significativamente quando comparadas com 2012 (passou de 3% no ano passado para 10% em 2013).
Este estudo do Observador Cetelem sobre as «Intenções de Compra dos Portugueses no Natal 2013» foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 5 de Outubro de 2013. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

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