quarta-feira, 27 de novembro de 2013

HÁ GREGOS A INJECTAR-SE COM O VIRUS VIH PARA RECEBEREM SUBSÍDIOS

Há toxicodependentes gregos que se injectam com VIH para receber um subsídio de 700 euros, revela uma investigação da Organização Mundial de Saúde. Um erro no relatório inicial criou polémica, por dar ao fenómeno uma dimensão maior do que, na realidade, terá.
Ao debruçar-se sobre o impacto da crise nos países europeus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu que a taxa de infecção com o vírus da sida aumentou «significativamente» na Grécia e que cerca de metade das novas infecções resultam do uso de agulhas contaminadas. Destes casos, «alguns», diz a OMS, «estão deliberadamente a infligir-se o vírus». O motivo: receber 700 euros por mês e, em alguns casos, poder ter rapidamente acesso a programas de recuperação da toxicodependência.
Por lapso, um primeiro comunicado da OMS, divulgado esta manhã pelos meios de comunicação social de vários países, mencionava que «mais de metade dos novos casos de VIH eram auto-infligidos».
A investigação da OMS detectou igualmente um aumento da prostituição, «provavelmente como resposta às dificuldades económicas».
Dados do Centro Helénico para a Prevenção e Controlo de Doenças, conhecido como Keelpno, mostram que a taxa de infevção por VIH quase triplicou nos últimos 10 anos, passando de 3,9 casos em cada 100 mil pessoas, em 2003, para 10,9 casos, em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário